top of page

Vendas Novas recebe workshop gratuito sobre Eco-inovação e Economia Circular

Atualizado: 22 de mar. de 2023

No próximo dia 18 de junho de 2019, a StartUP Alentejo irá acolher o "Workshop de Eco-inovação: Como promover a evolução da sua empresa através da Economia Circular", uma ação onde serão abordadas as principais oportunidades da Economia Circular para as empresas nacionais.


A cidade Alentejana de Vendas Novas foi o local escolhido para acolher o workshop gratuito “Como promover a evolução da sua empresa através da Economia Circular”, uma ação que vai apoiar os participantes a identificarem os modelos de negócio na Economia Circular com maior viabilidade e potencial para as suas empresas.


A iniciativa, que se encontra a ser promovida pela BeeCircular em parceria com a StartUP Alentejo e o Munícipio de Vendas Novas, tem por objetivo clarificar os principais conceitos e pressupostos associados à economia circular, explorar as várias oportunidades que esta representa para as empresas nacionais e os benefícios que esta postura gera para todas as partes envolvidas.


Pretende-se, assim, capacitar as empresas participantes com os conhecimentos e competências necessárias, para o desenvolvimento de modelos de negócios cada vez mais ecológicos e sustentáveis, do ponto vista ambiental e financeiro.


O Workshop de Eco-inovação terá uma estrutura teórico-prática, onde serão apresentados vários casos estudo, bem como exercícios práticos.


A ação é destinada a atuais ou potenciais empreendedores e a profissionais nas áreas de gestão, inovação e similar.


A participação no workshop é gratuita e a inscrição pode ser realizada através deste link.


A Economia Circular tem como objetivo principal tornar o conceito de lixo obsoleto, através do investimento na eco-inovação e no eco-design. Para este efeito, o modelo propõe a procura de soluções que mantenham os recursos a circular na economia, através do investimento na durabilidade dos produtos, do aproveitamento continuo das matérias-primas e da adoção de modelos de negócio inovadores, que apostem na partilha, no design modelar e de fácil desmontagem e em sistemas que permitam a recuperação dos componentes (1).

De acordo a Comissão Europeia, a transição para a Economia Circular pode significar uma oportunidade de elevado valor sócio-económico, sendo expectável que até 2030 esta transição na Europa possibilite poupanças para as empresas na ordem dos 600 biliões de euros, a criação de 580.000 empregos e uma redução das emissões de CO₂ e em 450 milhões de toneladas (2).

Informações úteis:

Data: 18 de junho de 2019

Horário: 9h30 – 12h30

Local: StartUP Alentejo (direções https://goo.gl/maps/pxbtBfQjaJ2iFxKB8 )



________________

Autora: Mariana Pinto e Costa (Co-fundadora BeeCircular)

Contacte-nos: hello@beecircular.org


Fontes:

(1) Ellen MacArthur Foundation, Towards the Circular Economy: Economic and business rationale for accelerated transition, EMF, London, 2013

(2) European Commission, Closing the loop: An ambitious EU Circular Economy Package, European Union, 2015


0 comentário

Comments


bottom of page