top of page

BeeCircular promove roadshow com talks e workshops gratuitos sobre Economia Circular e Eco-inovação

Atualizado: 22 de mar. de 2023

Durante os meses de outubro e novembro de 2019, a BeeCircular irá promover em vários pontos do país, o roadshow “Vamos Falar de Eco-inovação?” com Talk’s e Workshop’s gratuitos sobre Economia Circular e Eco-inovação.



De modo a ir ao encontro da missão de apoiar as empresas nacionais a tornarem-se cada vez mais conscientes e ecológicas, a BeeCircular irá promover o roadshow pela região Centro, Alentejo e Grande Lisboa, com diversas ações especialmente direcionadas para atuais e potenciais empreendedores ou profissionais a atuar nas áreas de gestão, inovação ou similar.


As ações irão apoiar os participantes a identificarem os modelos de negócio na Economia Circular com maior viabilidade e potencial para as suas empresas.


A iniciativa tem por objetivo clarificar os principais conceitos e pressupostos associados à economia circular, explorar as várias oportunidades que esta representa para as empresas nacionais e os benefícios que esta postura gera para todas as partes envolvidas.


Pretende-se, assim, capacitar as empresas participantes com os conhecimentos e competências necessárias para o desenvolvimento de modelos de negócios cada vez mais ecológicos e sustentáveis, do ponto vista ambiental e financeiro.


A Economia Circular tem como objetivo principal tornar o conceito de lixo obsoleto, através do investimento na eco-inovação e no eco-design. Para este efeito, o modelo propõe a procura de soluções que mantenham os recursos a circular na economia, através do investimento na durabilidade dos produtos, do aproveitamento continuo das matérias-primas e da adoção de modelos de negócio inovadores, que apostem na partilha, no design modelar e de fácil desmontagem e em sistemas que permitam a recuperação dos componentes (1).

A transição das sociedades para uma economia cada vez mais circular, traduz-se numa oportunidade sem precedentes e potencia o crescimento económico, a criação de novos postos de trabalho, novas oportunidades de inovação e poupanças significativas em matéria-prima, através de uma postura consciente, responsável e que protege o meio ambiente.


Num cenário de transição para a Economia Circular, as previsões de crescimento do PIB Europeu são de 11% em 2030 e 27% em 2050, contra os 4% e 11% respetivamente previstos no atual cenário linear.


Ao nível das poupanças em matéria-prima, num cenário avançado de transição para a Economia Circular, a poupança média anual das empresas europeias poderá ascender os 553 mil milhões de euros (2).


A BeeCircular é um projeto cofinanciado pelo programa StartUP Voucher 2018 , focado na “polinização" da Economia Circular no sector empresarial, através da dinamização de ações que sensibilizam e capacitam as organizações para a adoção deste modelo e da organização de eco-eventos corporativos e locais.


O roadshow “Vamos falar de Eco-inovação?”, conta com o apoio da Nova FCSH, Europe Direct Aveiro, Fundação Eugénio de Almeida, Quarteirão das Artes e Tagus Valley.



Roadshow – Informações úteis:


9 de Outubro – Workshop de Eco-inovação – Nova FCSH, Lisboa – 14h30 – 16h00 – Info/Registo aqui

17 de Outubro – Workshop de Eco-inovação – Europe Direct Aveiro – 14h30 – 17h30 – Info/Registo aqui

23 de Outubro – Talk Vamos falar de Eco-inovação? – Fundação Eugénio de Almeida, Évora – 17h00 – 18h00 – Info/Registo aqui

7 de Novembro – Talk Vamos falar de Eco-inovação? – Quarteirão das Artes, Almada – 17h00 – 18h00 – Info/Registo aqui

15 de Novembro – Talk Vamos falar de Eco-inovação? – Tagus Valley, Abrantes – 17h30 – 18h30 – Info/Registo aqui

19 de Novembro – Workshop de Eco-inovação – Incubadora de Empresas de Águeda – 14h30 – 17h30 – Info/Registo aqui



_________

Autora: Mariana Pinto e Costa (Cofundadora da BeeCircular)

Contacte-nos: hello@beecircular.org


Fontes:

(1) Ellen MacArthur Foundation, Towards the Circular Economy: Economic and business rationale for accelerated transition, EMF, London, 2013

(2) Ellen MacArthur Foundation, Towards The Circular Economy: Business rationale for accelerated transition, EMF, Londres, 2015

0 comentário

Comentários


bottom of page