top of page

Brisa lança programa que promove a Economia Circular e combate o desperdício alimentar



A rede de lojas Colibri Via Verde, da Brisa Áreas de Serviço (BAS), em colaboração com a Phenix Portugal, uma organização empenhada no combate ao desperdício alimentar, juntaram-se com a missão de implementar um projeto de solidariedade social e de economia circular.


Área de Serviço Colibri, pertencentes à Brisa promovem a economia circular
Área de Serviço Colibri

Com este projeto, através do programa de “Doações” da Phenix, as lojas Colibri vão passar a doar os produtos alimentares não vendidos nas unidades de restauração das suas áreas de serviço às IPSS da região.


Desta forma, a Brisa não só contribuirá para dar resposta às necessidades das comunidades locais carenciadas, mas também irá ajudar a promover a economia circular e combater o desperdício alimentar.


Numa fase inicial, o projeto irá apoiar 13 instituições, através da doação de produtos alimentares das Áreas de Serviço de Aveiras, Santarém, Leiria, Pombal e Mealhada.


Para Frederico Venâncio, Diretor-Geral da Phenix Portugal, esta iniciativa ajudará a Brisa a alcançar os seus objetivos de evitar o desperdício alimentar, resultando ainda num impacto positivo ao nível da sustentabilidade ambiental.


"É com muita satisfação que abraçamos o desafio de apoiar a BAS a alcançar o seu objetivo de evitar o desperdício alimentar, através de doações a instituições privadas de solidariedade social. Esta parceria terá um impacto muito positivo também ao nível da sustentabilidade ambiental, pois evitar o desperdício alimentar é evitar também emissões de CO2”. (Frederico Venâncio)

Cabaz de alimentos adquiridos pela aplicação Phenix
Cabaz de Alimentos da Phenix

Para os utilizadores da aplicação da Phenix, estes também poderão adquirir cabazes de alimentos não vendidos das lojas da Brisa, com descontos entre 50% e 60%, estando disponíveis inicialmente apenas nas Áreas de Serviço de Aveiras, Vila Nova de Gaia e Seixal.


Ao todo, no conjunto do primeiro ano das operações, esta deverá evitar o desperdício de cerca de 111 toneladas de alimentos, e reduzir a emissão de 250 toneladas de CO2 para a atmosfera.


Até ao final do ano, é ainda expetável o alargamento desta iniciativa a outros pontos de vendas das áreas de serviço.


_________

Fonte:







0 comentário
bottom of page