Daniela Biason Gomes Diana

10 de mai de 20217 min

15 empresas sustentáveis portuguesas que precisas de conhecer

Atualizado: 22 de mar de 2023

Felizmente, nos últimos anos, temos visto um crescimento exponencial de empresas e projetos portugueses que trabalham em prol da sustentabilidade e do impacto social.

Todas elas se focam na procura de um mundo melhor, onde os cidadãos sejam mais conscientes, reduzam a sua pegada ambiental e evitem o desperdício de recursos.

Embora estejamos longe de um modelo ideal de consumo sustentável e circular, o nosso pequeno, mas grandioso país, tem colaborado cada vez mais para um mundo mais verde, onde os recursos são utilizados de forma cada vez mais consciente, gerando mais valor para as sociedades.

Assim, caminhamos para um mundo onde o lixo se torna um conceito obsoleto e que cada vez mais faz parte do passado e onde as organizações trabalham ativamente para a regeneração dos sistemas sociais e ambientais.

Inspirados por estas ações, resolvemos mostrar aqui alguns destes projetos que nos inspiram e motivam-nos a continuar nesta trajetória, que não tem sido nada fácil, mas que enche os nossos corações de esperança.

  1. Vintage for a cause

  2. Econnect Portugal

  3. O'Kilo

  4. Re.Store

  5. ECO

  6. Noocity

  7. Re-Food

  8. Fruta Feia

  9. Aqva More

  10. Zero Desperdício

  11. Book in Loop

  12. Nutrimeio

  13. Reborn

  14. Zouri

  15. Origem - Cozinha Saudável

1. Vintage for a cause

  • Modelo: Empreendedorismo Social; Refabricar

  • Região de Atuação: Norte (Distrito do Porto)

A Vintage for a Cause é uma organização social que dá uma nova vida aos desperdícios têxteis criando novas peças de moda através dos mesmos.

Vintage for a cause

Neste processo, são “integradas pessoas em risco de exclusão social, em particular mulher em situações de isolamento e vulnerabilidade social”. Isso porque todas as peças são produzidas por mulheres com idade superior a 50 anos.

2. Econnect Portugal

  • Modelo: Empreendedorismo social

  • Região de Atuação: Norte (Vila Nova de Famalicão)

Com valores apoiados na circularidade, na conexão e na colaboração, a Econnect Portugal reúne soluções para muitos desperdícios que são gerados todos os dias.

Econnect Portugal

Dentro desse modelo, ela trabalha, basicamente, com a redistribuição de diferentes tipos de excedentes, materiais e equipamentos, conectando pessoas, empresas e organizações sociais que buscam soluções circulares.

3. O'Kilo

  • Modelo: Segunda mão; Moda circular

  • Região de Atuação: Norte (Sede no Porto)

Com um conceito inovador, a loja O’Kilo está situada na Rua Santa Catarina, uma das mais emblemáticas da cidade do Porto. Fundada em dezembro de 2021 por um empresário francês, o espaço de 500 metros quadrados, possui uma decoração vintage ao longo dos dois andares.

A loja O'Kilo no Porto

A empresa, que pretende promover o consumo consciente, vende acessórios e roupa em segunda-mão ao quilo, reforçando a importância de ter uma maior consciência ambiental na indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo.

4. Re.Store

  • Modelo: Empreendedorismo social

  • Região de Atuação: Norte (Rendufe, Braga)

Apoiada na política dos 3Rs (RE.ciclar, RE.utilizar, RE.duzir), a Re.Store utiliza sobras de tecidos que seriam desperdiçados, criando diversos produtos feitos à mão. Na loja online, encontramos diversos tipos de sacos, bolsas e discos de limpeza facial 100% produzidos com material reutilizado, borras de café e borracha reciclada.

Produto vendido pela Re.store

A máxima compartilhada pela empresa “um saco por uma causa” reforça o seu caráter social, remunerando a instituição, associação ou causa social que trabalhou na confeção dos produtos.

Pretende impulsionar o seu negócio através da economia circular, tornando a sua empresa mais competitiva? Conheça as nossas soluções desenhadas à medida das suas necessidades: Soluções Circulares.

5. ECO

  • Modelo: Reutilizar; Refil

  • Região de Atuação: Nacional

A ECO criou uma solução inovadora que permite aos consumidores o acesso de água filtrada, através de garrafas reutilizadas. A água tem origem na rede pública, sendo filtrada, possibilitando aos consumidores uma melhor experiência e água livre de impurezas ou resíduos.

As garrafas reutilizáveis da Eco

Para o efeito, a ECO desenvolveu uma estação de refil, que se encontra disponível em vários pontos do país. Na primeira utilização, o cliente pode adquirir a garrafa ECO, especialmente desenhada para ser reutilizada, podendo depois reutilizá-las em futuras aquisições.

6. Noocity

  • Modelo: Ciclos Curtos; Agricultura Urbana Sustentável

  • Região de Atuação: Nacional (Sede no Porto)

Localizada na Porto, a NOOCITY é uma startup que promove a agricultura urbana por meio da instalação das chamadas “camas de cultivo” (hortas biológicas) nas empresas, potenciando a transição ecológica. Através do programa “Liga-te à terra”, estas hortas corporativas são de fácil e rápida instalação, tem vermicompostagem e um sistema de irrigação integrados, consomem menos água garantindo uma maior produtividade das culturas.

Horta urbana da Noocity

Instaladas nos espaços exteriores das empresas, as camas de cultivo da Noocity têm como objetivos: aumentar a biodiversidade urbana, melhorar as relações humanas, promover o bem-estar no local de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Para saber mais sobre a agricultura regenerativa, veja também o nosso artigo: Agricultura Regenerativa: O Futuro da Agricultura

7. Re-food

  • Modelo: Reutilizar; Redistribuir

  • Região de Atuação: Nacional

O movimento Re-food, foi uma das primeiras organizações sociais nacionais, que apresentou uma solução prática e social para o desperdício alimentar.

A organização sem fins lucrativos, permite que empresas do sector alimentar, doem os seus excedentes a famílias carenciadas e a organizações de caráter social.

Trabalhadores da Re-food

A recolha dos alimentos é realizada diariamente por milhares de voluntários, associados às inúmeras re-foods espalhadas pelo país.

8. Fruta Feia

  • Modelo: Reutilizar; Redistribuir

  • Região de Atuação: Nacional

Todos os dias, toneladas e toneladas de frutas e legumes são desperdiçados, por serem recusados pelos canais de distribuição, pois não apresentam os parâmetros exigidos (calibre, cor, etc.). Isto leva ao desperdício de frutas e legumes em boas condições para consumo.

Fruta feia

A Fruta Feia permite que os consumidores tenham acesso a estes produtos, através de cabazes semanais, a preços bastante competitivos. Desta forma, os produtores conseguem aumentar as suas fontes de receita, evitar o desperdício e as famílias têm acesso a alimentos locais, saudáveis e nutritivos a um baixo custo.

9. Aqva More

  • Modelo: Eficiência hídrica; “Preservar e regenerar os recursos naturais”

  • Região de atuação: Nacional

O sistema da AQVA MORE permite aos seus utilizadores uma poupança diária e acentuada no consumo de água.

Este sistema assegura que quando a torneira do banho é aberta, a água só começa a sair quando já se encontra quente, o que permite uma poupança de vários litros de água por cada banho.

Aqva More promove a eficiência hídrica

De acordo o site da empresa, sem este sistema, num agregado familiar de 4 pessoas, o desperdício pode chegar aos 20.000 por ano.

Já possui uma ideia de negócio, mas não sabem por onde começar? Conhece a nossa solução BeeTheChange - Mentoria Circular, que pretende orientar e guiar na implementação de projetos relacionado com a economia circular.

10. Zero Desperdício

  • Modelo: Reutilizar; Redistribuir

  • Região de atuação: Nacional

Com a máxima “Nada se perde. Tudo se transforma”, a Zero Desperdício assegura a recuperação dos desperdícios alimentares, garantindo a entrega a quem mais necessita.

O projeto Zero Desperdício

A organização funciona através de uma rede e possui ferramentas que ligam as várias entidades envolvidas no processo, e ainda consegue mensurar os impactos conseguidos ao nível da sustentabilidade.

11. Book in Loop

  • Modelo: Reutilizar; Redistribuir

  • Região de atuação: Nacional

Motivados pelo modelo da economia circular, a Book in Loop é a plataforma de venda e compra de manuais escolares usados.

O projeto Book in Loop potencia a economia circular

Com 50% de desconto face ao P.V.P original, essa iniciativa permite poupar nas compras anuais escolares, e ter uma postura mais responsável e ecológica, evitando, assim, o desperdício.

Segundo a empresa, em apenas quatro anos foram salvas mais de 3 mil árvores, evitando a emissão de mais de 20 toneladas de CO₂.

Saiba mais sobre Economia da Partilha no nosso artigo: Sharing Economy - Partilhar Recursos para uma Postura Sustentável

12. Nutrimeio

  • Modelo: Nutrição sustentável

  • Região de atuação: Centro (Lisboa)

A Nutrimeio é uma empresa especializada nas áreas do ambiente e da nutrição sustentável, que procura promover a mudança de comportamentos com foco na saúde e na qualidade de vida das pessoas. Tem como objetivos minimizar a degradação ambiental do nosso planeta, promover a sustentabilidade e uma maior harmonia com o meio ambiente.
 

Nutrimeio


 
Dentre os serviços, a Nutrimeio oferece formações, consultoria e consultas de nutrição para empresas públicas ou privadas, instituições de ensino, associações de solidariedade social e cidadania em geral.

Gostava de organizar uma ação de formação na sua empresa? Conheça a nossa solução BeeTheFuture - Capacitação Circular, que visa preparar pessoas e negócios para os desafios sociais e ambientais, atuais e futuros, bem como para acelerar a transição circular no nosso país.

13. Reborn

  • Modelo: Reutilizar

  • Região de atuação: Centro (Setúbal)

Fundada em 2019, a Reborn é uma oficina criativa de upcycling situada na Baixa de Setúbal, que tem como objetivos reduzir os impactos no meio ambiente, contribuir para a conservação do ambiente, e consciencializar a população da importância de reaproveitar os materiais, dando-lhes uma nova vida.

Loja da Reborn, em Setúbal

Muitos resíduos que seriam supostamente descartados, como as garrafas de plástico, cápsulas de café, CDs, latas de refrigerante, jornais e revistas, são reaproveitados e transformados em bijuterias, objetos decorativos e peças de arte.

Se quiser saber mais sobre esta técnica criativa, leia o nosso artigo: O que é Upcycling: importância, vantagens e exemplos

14. Zouri

  • Modelo: Reutilizar; Moda Circular

  • Região de atuação: Nacional (sede em Braga)

A Zouri é uma marca de calçados vegan que encontrou uma solução ecofriendly, ética e circular para diminuir a quantidade de resíduos plásticos descartados e que vão parar nos oceanos.

Calçado Zouri

Todos os calçados da marca são confecionados com materiais sustentáveis, orgânicos e ecológicos, tais como o algodão orgânico e o tecido de folhas de abacaxi, sendo a sola feita de borracha natural e plástico retirado da costa portuguesa. Segundo a Zouri, os seus produtos são os mais ecológicos e vegans já criados através da utilização de matérias-primas sustentáveis, tendo ainda contribuído para a recolha de mais de 4,5 toneladas de lixo dos mares portugueses.

15. ORIGEM Cozinha Saudável

  • Modelo: Alimentação saudável e consciente

  • Região de atuação: Centro (Lisboa)

A Origem Cozinha Saudável é rede de restauração situada em Lisboa que oferece refeições saudáveis desde pequeno-almoço, almoço, lanches e jantar. O objetivo da empresa é proporcionar aos seus clientes uma vida mais equilibrada e saudável através de uma mudança de hábitos alimentares.

Buffet ORIGEM Cozinha Saudável

O local oferece uma variedade de pratos confecionados com produtos saudáveis e biológicos, como legumes, frutas e saladas.

Gostaste dos exemplos de empresas sustentáveis que partilhámos neste artigo? Gostarias de saber mais sobre os modelos de negócio que potenciam a sustentabilidade e circularidade nas organizações? Então faz o download gratuito do nosso E-Book e aprende como inovar na tua empresa através da Economia Circular.

Encontra outras inspirações sobre as práticas de sustentabilidade empresarial, no nosso artigo sobre: Sustentabilidade Empresarial: 12 exemplos de práticas sustentáveis.

____________

Autoras:

Daniela Diana (Estagiária de Marketing e Comunicação)
 
Mariana Pinto e Costa (Cofundadora da BeeCircular)
 
Contacte-nos: hello@beecircular.org


 
Fontes das imagens:

https://gulbenkian.pt/project/vintage-for-a-cause/

https://econnect.pt/

https://www.evasoes.pt/o-que-fazer/porto-no-okilo-ha-roupa-em-segunda-mao-vendida-ao-peso/1030440/

https://restore.com.pt/

https://24.sapo.pt/economia/artigos/uma-garrafa-de-plastico-inventada-para-poupar-muitas-garrafas-de-plastico-chama-se-eco-e-esta-ha-tres-meses-no-mercado-portugues

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/noocity-a-startup-portuguesa-que-permite-cultivar-uma-horta-no-escritorio-13473195.html

https://www.re-food.org/en/how-it-works

https://www.randomcath.com/2020/01/23/aderir-fruta-feia/

https://www.dinheirovivo.pt/fazedores/aqva-more-com-esta-caixa-a-agua-sai-quente-sem-desperdicio-13209916.html

https://www.leca-palmeira.com/matosinhos-junta-se-a-luta-contra-o-desperdicio-alimentar/

https://www.startuplisboa.com/portfolio-startups/book-in-loop

https://www.facebook.com/604966442896076/photos/pb.100063560501300.-2207520000../1833124090080299/?type=3

https://www.facebook.com/photo/?fbid=377835254351176&set=a.124542133013824

https://visao.sapo.pt/visaose7e/comprar/2019-04-24-zouri-shoes-estes-tenis-sao-feitos-de-plastico-recolhido-nas-praias-portuguesas/

https://origem.org/onde-estamos/

2