top of page

Sector do Turismo: Ferramenta Online mede a Pegada Ecológica das Empresas

Atualizado: 25 de ago. de 2021


O NEST (Centro de Inovação do Turismo), em parceria com a PwC e com o apoio do Turismo de Portugal, lançou uma ferramenta online T+, com o objetivo de avaliar os níveis de sustentabilidade em pequenas e médias empresas no sector do Turismo através de um inquérito online, totalmente gratuito.


Com esta ferramenta, as empresas do sector vão poder calcular a sua pegada de carbono, ao preencherem no questionário os valores relacionados com os seus consumos de energia, água e resíduos.


Queremos dar a estas pequenas e médias empresas, que compõem grande parte do setor, a possibilidade de avaliarem a sua pegada de carbono e agirem de forma a melhorarem a sua sustentabilidade ambiental." - Roberto Antunes, Diretor Executivo do NEST

A T+ encontra-se dividida em oito pilares: gestão e comunicação, cadeia de valor, energia, água, resíduos, biodiversidade, comunidade e inclusão, cultura e património, onde em cada um destes, é avaliado o desempenho das empresas a nível ambiental, social e cultural.


Esta ferramenta encontra-se adaptada a três segmentos de atividade de Turismo, nomeadamente ao alojamento (hotelaria, alojamento local e parques de campismo), agências de viagens e agentes de animação turística.


O inquérito online encontra-se disponível no site do NEST. Depois de preenchido, as PMEs vão assim receber o resultado da sua pegada, bem como algumas sugestões para a conseguirem reduzir, optando por estratégias mais eficientes na utilização de recursos e de custos.


_________

Fontes:








0 comentário

Comments


bottom of page