top of page

Projeto LABELSCAPE promove a Certificação de Sustentabilidade do Turismo no Alentejo

Atualizado: 25 de ago. de 2021


Segundo Manuel Butler, Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo, a responsabilidade social será uma das ferramentas essenciais para impulsionar o crescimento do sector na pós-pandemia.


"A indústria turística vai enfrentar nos próximos anos duas grandes revoluções: a economia circular e o impacto social."

Desta forma, foi desenvolvido o projeto europeu LABELSCAPE, que visa promover a integração de rótulos de sustentabilidade nas políticas de certas regiões turísticas do Mediterrâneo.


Em Portugal, o projeto incide sobre a região do Alentejo Litoral. O LABELSCAPE pretende, assim, apoiar o processo de certificação da região como destino turístico sustentável, colaborando com as entidades responsáveis (RCDI em colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e com a APECATE), na dinamização de ações, que visam contribuir para o reconhecimento internacional do Alentejo como região turística sustentável e de qualidade.


Quinta turística na região do Alentejo litoral
Quinta da Pigarça, Alentejo

Para apoiar os destinos e agentes turísticos na obtenção da certificação, o projeto de cooperação territorial europeia LABELSCAPE, criou uma plataforma web onde está disponível uma coletânea de certificações de turismo sustentável no Mediterrâneo, que permite certificar destinos, parques e praias, tendo em vista os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Na mesma plataforma foi ainda criado um fórum para troca de experiências na área da certificação de sustentabilidade, onde se podem colocar dúvidas ou contribuir com respostas sobre:

  • A escolha do rótulo ou sistema de certificação.

  • O processo de certificação.

  • As experiências de certificação.

  • A promoção da certificação.

Também recentemente em Portugal, a NEST, lançou a ferramenta T+, capaz de medir a pegada ecológica e avaliar os níveis de sustentabilidade em pequenas e médias empresas no sector do Turismo através de um inquérito online e totalmente gratuito, medida que abrange todo o território português.


______

Fontes:





0 comentário

Comments


bottom of page