5 ideias ecológicas para oferecer aqueles que mais gosta


O caminho para uma postura ecológica e que respeite o meio ambiente, implica que cada vez mais tenhamos consciência dos nossos atos e do impacto dos mesmos.

Muitas vezes, pequenas mudanças nos nossos hábitos, podem gerar alterações significativas a médio prazo.

Durante as datas festivas existe uma pressão acrescida da sociedade e das empresas para ceder ao consumo, podendo às vezes ser difícil resistir a opções menos sustentáveis.

Para facilitar a escolha de uma opção consciente e aguçar a imaginação, deixamos aqui 5 ideias de prendas ecológicas, sustentáveis e amigas do ambiente, que respeitam algumas das principais regras para um estilo de vida cada vez mais sustentável e lixo zero (5 R’s: Recusar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Compostar ou Rot em inglês).


1. Um vale SPA caseiro com produtos naturais


Ofereça um momento de puro relaxamento com um vale para um SPA caseiro, feito com produtos naturais.

No dia selecionado, escolha um local tranquilo, decore-o com velas, incenso e/ou flores, prepare a bebida favorita da(o) presenteada(o) (sumo detox, chá, vinho) e os tratamentos a realizar.

Pode optar por uma esfoliação com mel e limão, uma máscara de argila verde, água morna com sal e óleos essenciais para mergulhar os pés e, claro, as rodelas de pepino para os olhos.


2. Uma experiência ecológica


Planeie uma experiência ecológica para realizar com a família.


Pode ser um passeio de bicicleta num jardim ou praia, uma sessão de yoga ou meditação, um workshop de upcycling ou de compostagem, um dia para contribuir para uma iniciativa de limpeza de praia ou plantação de árvores ou outra opção que se encaixe nas preferências da pessoa a surpreender.


3. Um eco brunch para toda a família


Dê vida aos seus dotes culinários e prepare um eco brunch para aqueles que mais gosta. Uma dica é evitar os produtos de origem animal, pois a indústria pecuária tem um elevado impacto nas emissões de gases poluentes.



Opte por produtos biológicos e sempre que possível, de origem local. Pode incluir pães e croissants da sua padaria predileta, mas não se esqueça de levar os seus sacos reutilizáveis.

As frutas da época podem também ser facilmente adquiridas em frutarias, onde habitualmente também é permitido levar os seus sacos.

As frutas que já estão um pouco tocadas, são ótimas para fazer doces, sumos e smoothies. E claro que não pode faltar a granola caseira e um bolo para adoçar o dia.

4. Um vaso de plantas


Descubra a planta favorita da pessoa a presentear e ofereça um vaso de plantas vivas. Ter plantas em casa traz inúmeras vantagens que vão muito para além do efeito decorativo.



As plantas criam uma sensação de relaxamento, purificam o ar e algumas têm mesmo propriedades curativas.

No exterior, para além de embelezarem o espaço, algumas espécies, como as plantas com flores coloridas e ricas em pólen ou as ervas aromáticas, são grandes aliadas das abelhas e ajudam na sua preservação.


5. Um frasco de felicidade e gratidão


Deixe os dias daqueles que gosta mais alegres e positivos, oferecendo-lhes felicidade embalada num pote, que pode ser consumido diariamente e sem moderações.



Aproveite e reutilize um frasco de vidro vazio, encha-o com mensagens de amor, positivismo e gratidão e decore-o com um toque de criatividade!

As mensagens podem ser escritas em folhas antigas usadas apenas de um lado, cortadas em quadrados, e o lado usado pode ser tapado com imagens de revistas usadas, da mesma dimensão.


____________

Autora: Mariana Pinto e Costa (Co-fundadora BeeCircular)

Contacte-nos: beecircular.geral@gmail.com

0 comentário