top of page

Stuff Out: a nova livraria em Lisboa que promove a Economia Circular

Atualizado: 25 de ago de 2021



A Stuff Out é a nova livraria em Lisboa, inaugurada a 1 de julho de 2021, perto da zona de São Bento, que promove a Economia Circular e a Sustentabilidade na área da cultura ao procurarem dar uma nova utilização aos livros usados, em vez de colocá-los no lixo.


Loja Staff Out em Lisboa, promove Economia Circular
Loja Stuff Out

O projeto que começou online, é obra de dois jovens empreendedores, Pedro Sousa e Rui Castro Prole de 25 e 24 anos respetivamente. Com empregos fixos em gestão de informação, deixaram os seus trabalhos e resolveram arriscar no seu próprio negócio na área da Economia Circular.


"O nosso objetivo era vender produtos em segunda mão. Começámos por vender tudo, recheios de casa completos. O objetivo era fomentar a economia circular e um estilo de vida mais sustentável, tentar dar a perceber às pessoas que não é preciso comprar tudo de novo." - Pedro Sousa

O projeto que nasceu oficialmente em janeiro de 2020, viu a pandemia dar-lhes as voltas e a deixar no seu armazém os produtos adquiridos em segunda mão. Ao aperceberem que os livros continuaram com uma elevada procura, passaram a partir desse momento a concentrar-se na venda nesse produto.


Com uma nova loja online apenas dedicada aos livros e a preços muito mais competitivos face a artigos novos, viram o seu negócio correr com bastante sucesso. Com o desejo de o fazer crescer, arriscaram abrir uma loja física.


Com a loja, os empreendedores pretendiam não só vender livros, mas também mostrar a utilidade de outros artigos em segunda mão como mobiliário, estando estes também à venda.


"(...) a nossa loja física não é só livros e o que queremos é mostrar como pode funcionar a decoração de um espaço só com produtos em segunda mão. E é uma decoração em constante mudança. Não é garantido que daqui a um mês o espaço esteja exatamente igual. - Pedro Sousa

Foto dos fundadores da Staff Out, em Lisboa
Fundadores da Stuff Out

Quanto aos livros que já não se encontram próprios para venda, estes em vez de colocarem-nos no lixo, aproveitam para decorar as suas paredes.


Atualmente, contam com mais de três mil títulos à venda na loja, mas contando com o stock de armazém, estes devem chegar aos 15 mil livros.


A Stuff Out poder ser visitada de segunda-feira a domingo, das 11 às 19 horas, no número 70c da Rua da Quintinha, Lisboa.


_________

Fontes:





0 comentário
bottom of page