top of page

Projeto EcoEconomy 4.0 da AEP avalia o nível de Descarbonização e Circularidade das Empresas


Em fevereiro de 2022, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) lançou o Projeto EcoEconomy 4.0, que reúne duas novas ferramentas de autoavaliação para as PMEs dos setores da indústria, comércio e serviços.


Com esta iniciativa, pretende-se aferir a maturidade e o grau de adoção de práticas relacionados com a Descarbonização/Transição Energética (DTE) e a Economia Circular (EC) nas PMEs e desenvolver oportunidades de melhorias.

Para o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro:


O EcoEconomy 4.0 contribui de uma forma ativa para ajudar as PME a conseguirem alcançar uma transição justa e inclusiva, condição necessária para o sucesso, e para apurarmos qual o grau de maturidade das empresas nacionais nestas áreas. Se os planos nacionais de recuperação e resiliência vão dedicar cerca de 37% dos gastos a investimentos e reformas que apoiam ​​os objetivos climáticos, o EcoEconomy 4.0 vem ajudar a potenciar o cumprimento das metas ambientais, mostrando às PME a importância de adotarem comportamentos numa lógica de economia regenerativa.

O processo é simples: basta aceder a plataforma das ferramentas, escolher qual categoria pretende avaliar e responder às questões. Em ambas as ferramentas, existem duas versões: uma rápida e outra mais detalhada.


Na DTE, as questões estão divididas em 5 categorias: pegada de carbono; riscos e oportunidades; estratégia; cadeia de valor; monitorizar e reportar. A versão rápida reúne 17 questões de múltipla escolha, enquanto a versão detalhada contém 37 questões, sendo que 17 perguntas são comuns à versão rápida, e as outras 20 são de cariz alfanumérico, onde a empresa descreve mais detalhadamente a sua atividade com informações e dados reais, para que, assim, seja efetuado o cálculo simplificado da pegada de carbono.


Na EC, as questões contemplam 5 categorias: gestão e estratégia; relação com stakeholders externos; inovação e design circular em produtos/serviços; recursos e emissões; sensibilização e comunicação. A versão rápida reúne 10 questões de múltipla escolha, enquanto a versão detalhada contém 28 questões, das quais10 são comuns à versão rápida, e as outras são de cariz alfanumérico, onde a empresa descreve mais detalhadamente a sua atividade

com informações e dados reais.



_________

Fontes:


0 comentário
bottom of page