top of page

Plataforma ODSlocal: 61 Municípios aderiram aos ODS

Atualizado: 25 de ago. de 2021


A plataforma digital ODSlocal, já conta com a adesão de sessenta e um Municípios do continente e regiões autónomas que formalizaram a seu compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) para 2030 definidos pela ONU.


ODSLocal
ODSLocal

Esta plataforma visa monitorizar a evolução destes em relação às 17 metas dos ODS, através de indicadores de progresso, construídos a partir de informação de bases de dados nacionais e dos próprios Municípios, incentivando a boas práticas e promovendo a participação cívica nas vertentes económica, social e ambiental.


Segundo Luísa Schmidt, uma das responsáveis pelo projeto, o balanço tem sido muito positivo, contando com 20% de adesão por parte da totalidade dos Municípios em território português, em apenas 6 meses de lançamento da Plataforma ODSlocal.


Até julho de 2021, foram recebidos 159 projetos que representam contributos locais para o cumprimento dos 17 ODS, sendo a erradicação da pobreza, saúde, educação, mobilidade, biodiversidade, voluntariado, economia circular, alguns dos temas dos apresentados.


Segundo ainda Luísa Schmidt, o objetivo para o futuro é ultrapassar os 20% de adesão, reforçando o trabalho colaborativo com o INE e com a Direção Geral do Território, criando novos indicadores e metas, tentando ainda captar a atenção internacional, através da criação de uma plataforma colaborativa para as comunidades dos países de língua portuguesa.


Apesar de apenas ser possível aos Municípios aderirem à Plataforma ODSlocal, todos os agentes da sociedade como organizações não-governamentais, empresas, grupos de cidadão estão convidados a submeter os seus projetos sustentáveis e inovadores no portal, através do preenchimento de um formulário, ajudando à interação e promoção deste projetos junto dos Municípios.


_________

Fontes:





0 comentário
bottom of page