top of page

Havaianas lança programa que promove Economia Circular

Atualizado: 25 de ago. de 2021


A marca brasileira Havaianas, que pertence ao Grupo Alpargatas, anunciou em junho de 2021,

o lançamento à escala global do programa Havaianas ReCiclo, com objetivo de dar um destino adequado aos chinelos que já não são usados pelo consumidor.


Ponto de reciclagem Havianas ReCiclo, onde o consumidor pode levar os antigos chinelos havaianas para reciclar.
Ponto de Reciclagem Havaianas ReCiclo

O programa, focado em promover a Economia Circular, teve início em dezembro de 2020 nas cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro, de modo a perceber a aceitação do público.


Segundo Fefa Romana, CMO do Grupo Alpargatas, o Havaianas ReCiclo foi pensado para ser um programa de carbono zero, ao transportar os resíduos dos pontos de recolha até as empresas de reciclagem, sem emitir gases de efeito estufa através da utilização de transportes amigos do ambiente. O programa tem ainda o objetivo de consciencializar os consumidores para a responsabilidade ambiental.


O programa tem o compromisso de consciencializar o consumidor sobre a importância do descarte correto dos produtos e garantir seu acesso a essas soluções sustentáveis.” (Fefa Romana)

Este programa já encontra-se atualmente presente a uma escala global, sendo possível encontrar os pontos de recolha dos chinelos nas lojas da marca na Europa, América do Norte e Ásia.

Em Portugal, basta ao consumidor dirigir-se a um dos pontos de recolha presentes nas lojas Havaianas e depositar os chinelos que já não utiliza, os quais serão posteriormente entregues ao parceiro de negócio, a Rubberlink, líder na recuperação de resíduos de borracha no país.


Segundo a Rubberlink, os antigos chinelos serão transformados em novas matérias-primas que poderão ser usadas numa grande variedade de produtos, como solas de sapatos ou esteiras de yoga.


Para consultar todos os pontos de recolha, basta aceder ao website da Havaianas.


_________

Fontes:


0 comentário
bottom of page