top of page

Fundação Eugénio de Almeida organiza Programa de Capacitação em Economia Circular

Atualizado: 21 de fev de 2022


Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2022, o Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida irá promover um Programa de Capacitação em Economia Circular presencial e gratuito, de modo a apoiar os participantes a compreender de forma profunda a proposta e princípios deste modelo e as vantagens associadas à sua aplicação prática.


Em alinhamento com o foco em contribuir para o Desenvolvimento Local Sustentável e para criação de valor na região, a Fundação Eugénio de Almeida irá organizar o programa de capacitação “Líderes da Transição Circular”, especialmente direcionado a participantes que tenham interesse em desenvolver um projeto de empreendedorismo social nesta área.



A iniciativa, que será facilitada pela BeeCircular, tem por objetivo assegurar a compreensão dos participantes sobre o conceito, princípios e objetivos da Economia Circular, aplicados à sociedade nas suas várias dimensões.


Pretende igualmente dotar os participantes com os conhecimentos, competências e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos alinhados com a economia circular, que contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade e o espírito empreendedor.


O programa será dinamizado através de uma metodologia ativa, imersiva e prática, capacitando os participantes para que estes possam ser uma parte ativa nesta transição, enquanto cidadãos e potenciais futuros empreendedores.


De acordo com a Comissão Europeia, a transição para a Economia Circular pode significar uma oportunidade de elevado valor socioeconómico, sendo expectável que até 2030 esta transição na Europa possibilite poupanças para as empresas na ordem dos 600 biliões de euros, a criação de 580.000 empregos e uma redução das emissões de CO₂ em 450 milhões de toneladas.


A inscrição é gratuita e deve ser feita até ao dia 21 de fevereiro diretamente através do site da Fundação Eugénio de Almeida.


Informações úteis


Data: De 23, 24 e 25 de fevereiro de 2022

Horário: 09h00 – 17h30

Duração: 21 horas

Modalidade: Presencial

Local: Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida em Évora (ver localização aqui)


Conteúdos Programáticos


  • As Alterações Climáticas e a Agenda 2030

  • Introdução à Economia Circular

  • A Inovação e o Design na Economia Circular

  • A Economia Circular nas Cidades

  • O Emprego na Economia Circular

  • Do Problema à Regeneração

  • Comunicar para a Economia Circular

  • Visita à Gesamb em Évora

  • Planear e testar um projeto de economia circular


Formadora


Mariana Pinto e Costa é especializada em Empreendedorismo e Inovação, Mestre em Estratégia Empresarial, Formadora e Business Coach certificada. Trabalhou 4 anos enquanto Gestora de Projetos Financiados e, desde 2019, que se tornou polinizadora da Economia Circular através da BeeCircular e da Circular Economy Club Almada. Já apoiou e dinamizou várias ações de capacitação para empresas, administração pública, universidades e escolas. Em 2021 foi uma das Ellen MacArthur Foundation's Pioneers e mentoras do programa desta entidade From Linear to Circular 2021 (ver mais info).

0 comentário
bottom of page