top of page

Estudantes da Universidade de Coimbra criam Lancheira 100% Ecológica

Atualizado: 26 de ago. de 2021



Um grupo de estudantes da Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu uma lancheira 100% ecológica - The Cork Food Box – produzida a partir de cortiça e de um biopolímero (bioplástico), em colaboração com Amorim Cork Composites, empresa do grupo Amorim.


estudantes universitários criam lancheira sustentável
Alexandre Jorge, Ana Silva, Cindi Costa, Francisco Brandão, Margarida Oliveira, Raquel Caracitas e Rodrigo Moreira
O desafio foi lançado pelo Professor João d’ Orey, com o objetivo, de que alunos fossem capazes de criar um modelo de negócio sustentável centrado na economia circular.

Desta forma, seria necessário desenvolver um produto «inovador que permitisse reduzir a utilização de plásticos, descartáveis e não descartáveis, e outros materiais de uso único, que fosse durável e que, simultaneamente tivesse um impacto positivo ao longo do seu ciclo de vida».


Os estudantes Alexandre Jorge, Ana Silva, Cindi Costa, Francisco Brandão, Margarida Oliveira, Raquel Caracitas e Rodrigo Moreira constituíram assim uma equipa e avançaram para o projeto, ao qual deram o nome de R8- the cork food box.

De acordo com a entrevista cedida à UC, a opção pelo uso da cortiça assenta por ser «... um produto 100% natural e endógeno de Portugal, que é o maior produtor mundial de cortiça», tendo-se inspirados nos trabalhadores agrícolas na região do Alentejo, os quais antigamente levavam para o campo um recipiente de cortiça para alimentos, chamado Tarro.


De modo a potencializar a economia circular, no final do ciclo de vida do produto os recipientes serão entregues e reutilizados como matéria-prima na produção de flooring (pavimento flutuante), reduzindo assim o impacto ambiental do próprio negócio.

Apesar de já ter sido desenvolvido o modelo de negócio e de já existirem alguns protótipos, até chegar ao mercado, o projeto ainda tem algumas fases pela frente, uma vez que, como explica João d’ Orey, “temos de garantir que o produto obedece a determinadas características técnicas".




________

Fonte:


0 comentário

Comments


bottom of page