top of page

Empresas e empreendedores portugueses criam calçados feitos de pneu

Atualizado: 26 de ago. de 2021


No âmbito do programa de inovação NextLap, dedicado à economia circular, nove empresas e seis empreendedores portugueses uniram-se para desenvolver calçados feito com restos de pneus.


Essa iniciativa foi gerida pela consultora de inovação Beta-i, e promovida em conjunto pela entidade portuguesa Valorpneu e a recicladora multinacional Genan, de origem dinamarquesa.


Durante nove meses, foram desenvolvidos seis projetos pilotos com materiais derivados da reciclagem de pneus. O processo consistiu no tratamento e reutilização de três componentes presentes nos pneus em fim de vida: granulado de borracha, fibras têxteis e aço.


Granulado de borracha, fibras têxteis e aço, componentes derivados da reciclagem de pneus
Granulado de borracha, fibras têxteis e aço: componentes derivados na reciclagem de pneus

Um exemplo notório, é a Decathlon Portugal que, em parceria com a Rubberlink e a Tintex, desenvolveu um protótipo de sapato com uma sola de borracha de pneu 100% reciclada.


Segundo dados da recicladora dinamarquesa Genan, são produzidas menos de 700kg de carbono por cada tonelada de pneu reciclado.

Estas iniciativas favorecem o encontro para um futuro mais consciente, sustentável e responsável, através da circularidade dos materiais, e da diminuição considerável de emissões de carbono.


Saiba mais sobre esse projeto em: https://nextlap-program.com/



_________

Fontes:

https://autoportal.iol.pt/novidades/reciclagem/calcado-portugues-feito-com-restos-de-pneus/20210611/60c30aba0cf223efcbb5807d

https://www.ambientemagazine.com/nextlap-impulsiona-a-criacao-de-calcado-portugues-feito-com-materiais-derivados-da-reciclagem-de-pneus-em-fim-de-vida/?fbclid=IwAR3xICX4zVBNpevtk60SSvoDDY8cQTWul9wL5Q_Cx1XpUP0X3SXxOaspwgw

0 comentário
bottom of page