top of page

Noah Schaul da Blue Connection - The Circular Changemakers

Atualizado: 26 de ago. de 2021

Na manhã do dia 18 de setembro de 2020, deixei a cidade de Almere e parti para mais aventura, desta vez em direção à fantástica e magnetizante cidade de Utrecht. Esta viagem marcou a primeira de diversas entrevistas que irei realizar durante esta minha jornada circular pela Holanda. Durante esta experiência incrível, estou a ter a oportunidade de conhecer vários dos changemakers e das iniciativas, projetos e empresas circulares mais inspiradoras, e que estão na linha da frente da transformação circular da Holanda.


Utrecht é uma cidade localizada no centro da Holanda, sendo a quarta cidade com a maior densidade populacional deste país. Como terão a oportunidade de confirmar, Utrecht é também a cidade que acolhe várias das empresas, iniciativas e pessoas que iremos visitar e entrevistar durante esta jornada.


No entanto, a visita deste dia foi especialmente dedicada a conhecer pessoalmente Noah Schaul, um dos changemakers circulares da Inchainge.


A Inchainge é uma empresa que completou 10 anos de existência este ano, focada no desenvolvimento de simulações e programas de aprendizagem para empresas e universidades, nas áreas de gestão da cadeia de valor e finanças.


Atualmente, através de sua sólida rede de parceiros, as soluções da Inchainge estão presentes em todos os continentes. Através das suas simulações, a Inchainge permite aos participantes passar da estratégia à ação, permitindo-lhes aprender através da prática, num ambiente seguro, mas dinâmico.


Mais recentemente, potenciando a sua longa e profunda experiência na gestão da cadeia de valor e no desenvolvimento de serious games, a empresa lançou a primeira simulação circular de negócios do mundo, “The Blue Connection”.


The Blue Connection é uma simulação focada na economia circular, que permite aos seus participantes vivenciar um desafio interativo, em que aprendem de forma prática, como aplicar e gerir uma estratégia circular, nas diferentes dimensões de uma empresa, potenciando a transição para a circularidade.

E como é que isto acontece?


A Blue Connection permite aos participantes passarem da teoria à ação, aprendendo através da aplicação prática do modelo e dos princípios da economia circular, num ambiente seguro, que simula as condições reais em que uma empresa opera.


Desta forma, a aprendizagem torna-se muito mais sólida e duradoura, permitindo aos participantes compreender de forma profunda, o modelo da economia circular, potenciais estratégias circulares ​​e alguns dos principais indicadores para avaliar a circularidade.


Por ser uma simulação a ser jogada por equipas, onde os resultados são influenciados pelas diferentes variáveis ​​do sistema, permite também aos seus participantes o desenvolvimento de soft skills como a comunicação, o trabalho em equipa e o pensamento sistémico.



Noah Schaul é atualmente Business Development Manager na Blue Connection e nesta entrevista, contou-nos um pouco mais sobre a Inchainge, a Blue Connection e sua jornada.


Noah nasceu no Luxemburgo, mas mora em Utrecht há 5 anos. Noah fala fluentemente 5 idiomas (luxemburguês, francês, alemão, holandês e inglês) e devido ao seu percurso académico exemplar, teve a oportunidade de ingressar na Honor Class durante a sua licenciatura em Economia, o que lhe deu a oportunidade de frequentar várias unidades curriculares na área de sustentabilidade.



Noah é uma pessoa muito ativa e dinâmica na comunidade circular holandesa, sendo responsável por gerir uma rede de networking no LinkedIn que já conta com mais de 330 participantes.


Nesta entrevista, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Noah, a sua experiência, ideias, opiniões e sonhos, nesta que foi a 1.ª entrevista da BeeCircular TV.


Assista ao 1º episódio da série The Circular Changemakers - The Netherlands:


bottom of page