top of page

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s) da Agenda 2030

Atualizado: 22 de mar. de 2023


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s) da Agenda 2030 da ONU representam, a grosso modo, um compromisso mundial que foi assinado por mais de 190 países em 2015. Entretanto, vale ressaltar que essa parceria mundial significa muito mais do que um simples compromisso, pois com ela foi dado um grande passo rumo ao desenvolvimento sustentável, tendo em conta os diversos problemas que a nossa sociedade enfrenta a nível social, económico e ambiental.

Assim, apoiada nos três pilares da sustentabilidade (social, económico e ambiental), a Agenda 2030 é formada por:

  • 17 objetivos

  • 169 metas

  • 230 indicadores

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Fonte: Nações Unidas

O alcance destes objetivos implica um conjunto de medidas que inclui toda a sociedade civil, envolvendo decisores políticos, empresas, organizações de interesse público e os cidadãos.

Vale ressaltar que a Agenda 2030 da ONU representa a visão, as ambições e a estratégia que as nações participantes pretendem criar e desenvolver até 2030.


A Agenda 2030 e os ODS: origem e história

Com o objetivo de desenvolver uma agenda global comprometida com desenvolvimento sustentável, que ficou conhecida como a Agenda 21, no ano 2000 foram lançados os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) das Nações Unidas.

Os ODM´s estiveram em curso até 2015 e eram compostos por um conjunto de 8 objetivos, focados no combate à pobreza extrema, na desigualdade social e na sustentabilidade ambiental.

Apesar de a componente ambiental estar incluída nos ODM, existia apenas um objetivo exclusivamente centrado nesta componente: ODM 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental.

Além disso, o objetivo número 8 estava voltado somente para o desenvolvimento de parcerias mundiais (ODM 8 - Criar uma parceria global para o desenvolvimento) e os seis objetivos restantes, estavam focados na equidade social:

  • ODM 1 - Acabar com a fome e a miséria;

  • ODM 2 - Atingir o ensino básico universal;

  • ODM 3 - Promover a igualdade de gênero e a valorização da mulher;

  • ODM 4 - Reduzir a mortalidade infantil;

  • ODM 5 - Melhorar a saúde materna;

  • ODM 6 - Combater a SIDA, a malária e outras doenças.

Apesar de nem todos os objetivos terem sido alcançados até 2015, os ODM´s contribuíram para uma melhoria substancial ao nível social, em particular nos países em desenvolvimento e em questões como o acesso à educação, à água potável e na redução da pobreza extrema.

Por conseguinte, em 2015, mais de 190 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 relacionados com as pessoas, o planeta, a prosperidade, a paz e a parceria.

Comparativamente aos ODM´s, os ODS’s espelham uma visão bastante mais holística, completa e enquadrada no conceito de desenvolvimento sustentável.

Quer saber mais sobre este tema? Leia o nosso artigo O que é Desenvolvimento Sustentável?

Portugal e os Ods´s

Todos os anos, em Portugal e por todo o mundo, existem inúmeras iniciativas que se encontram alinhadas com estes objetivos, onde se incluem conferências, workshops, eventos de networking, oportunidades de financiamento, entre outros.

Portugal decidiu comprometer-se com 5 dos objetivos, nomeadamente:

  • ODS 4 - Educação de Qualidade;

  • ODS 5 - Igualdade de género

  • ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas;

  • ODS 13 - Ação Climática;

  • ODS 14 - Proteger a vida marinha.


Para saber mais sobre este tema, assista o vídeo da ONU Brasil: O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? (2016)


Alinhamento da Estratégia Empresarial com os ODS

Várias empresas comprometeram-se voluntariamente em contribuir para o alcance destes objetivos e através do site oficial dos ODS é possível consultar a evolução destes compromissos, entre outras informações úteis como recursos, notícias, iniciativas, etc.

Como mencionado, várias organizações por todo o mundo têm alinhado as suas estratégias com estes objetivos, utilizando-os como linha orientadora e fonte de inspiração para novas soluções, iniciativas e inovações.

Este alinhamento “abre portas” para novas sinergias que reforçam a capacidade de contribuir ativamente para o alcance destes objetivos e à procura de novas formas de atuação, que para além de contribuírem para uma maior competitividade, integrem os 3 pilares da sustentabilidade, reforçado o impacto positivo das mesmas.

As empresas que procuram ter os ODS como motor de inovação, devem:

  • Compreender em maior detalhe cada um dos objetivos, conhecendo os desafios associados, as metas e os projetos que atualmente já estão em curso;

  • Identificar quais dos objetivos que mais se identificam com a visão estratégica da organização;

  • Analisar a estratégia e modelo de negócio da organização e a identificar se necessita de ser revista, de modo a promover o desenvolvimento sustentável da mesma;

  • Estruturar potenciais projetos ou iniciativas que promovam a evolução da empresa e que tenham um impacto positivo nos objetivos;

  • Estruturar o plano de ação com as respetivas atividades, objetivos, indicadores de resultado a avaliar, parcerias, orçamento e cronograma;

  • Desenvolver um plano de comunicação interno e externo que envolva os colaboradores da empresa e que permita que os stakeholders acompanhem os desenvolvimentos e vitórias do projeto;

  • Avaliar os resultados, de modo a analisar se os objetivos estão a ser alcançados e realizar ajustes se necessário.


Gostaria de alinhar a estratégia da sua empresa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e levar a sua organização para o próximo nível? Na BeeCircular dinamizamos workshops criativos para desenvolvimento de novos projetos de inovação que alinhem os objetivos da empresa com os ODS's. Conheça as nossas Soluções Circulares e saiba o que poderemos fazer por si!


________________

Autora: Mariana Pinto e Costa (Cofundadora da BeeCircular)

Contacte-nos: hello@beecircular.org


Fontes:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page