top of page

A Atual Quarentena Mundial e as Alterações Climáticas - Reflexões

Atualizado: 22 de mar. de 2023

Hoje partilhamos convosco um artigo um pouco diferente. Na verdade, são algumas reflexões que temos realizado nos últimos dias sobre a relação da atual situação, com os desafios ambientais que estamos atualmente a vivenciar!


Os últimos dias levaram a uma alteração profunda do nosso dia a dia e todo este processo tem sido difícil para todos nós. Mas, felizmente, existem algumas coisas positivas a retirar desta experiência! O ar, os rios e os mares estão mais limpos; O ritmo tornou-se mais lento… a pressão que nós humanos exercemos sobre este planeta abrandou… e muito!


Nesta vivência, existem muitas aprendizagens que devemos reter e levar connosco quando as coisas acalmarem.


Uma destas aprendizagens, que é algo que já sabemos há muito tempo, mas que se tornou mais claro nos últimos dias, é como tudo está conectado.


Foi assustador ver como um vírus que iniciou na China, se espalhou tão rápido pelo mundo, tendo tido consequências económicas, financeiras, sociais, na saúde e na vida das pessoas de todo o planeta.


O mesmo acontece com o ambiente: quando vemos as notícias sobre a lixeira eletrónica do Gana, os fogos descontrolados na Austrália, as ilhas de plástico do pacífico, entre tantas outras, tudo isto nos parece muito distante e muitos agem como se não tivessem nada a ver com isso. Mas os impactos negativos que acontecem num local, vão ter implicações para todos nós.


Nós não vivemos em redomas de vidro. A devastação das florestas tropicais tem consequências graves para nós, a acidificação dos oceanos também, a extinção em massa das espécies igualmente. E a responsabilidade é nossa, é de todos!

Outra questão que nos fez pensar é como somos tão reativos às situações e quanto isso é perigoso. E não estamos a falar da forma como Portugal lidou com a atual situação, estamos a falar de nós Humanos de uma forma geral.


Em muitas situações, só começamos realmente a agir, quando a situação já está num ponto muito avançado, levando quase sempre a efeitos devastadores. Temos de começar a compreender a importância de sermos preventivos e de atuarmos antes de perdermos o controlo das situações ou, caso contrário, vamos enfrentar graves problemas pela frente.


A atual situação veio também despertar-nos para o que realmente importa. Tivemos que nos tornar mais práticos e focar-nos no essencial. E isto faz-nos pensar em quantos recursos nós gastamos desnecessariamente por pura futilidade.


As empresas deveriam efetivamente servir as necessidades das sociedades ao invés de as inventarem. Deveriam utilizar as suas atividades para promoverem a prosperidade e o bem comum ou invés de só pensarem em si mesmas.


Algo que temos observado e tem sido verdadeiramente inspirador, é como temos passado a pensar mais nas necessidades dos outros. Muitos de nós ficamos em casa, não pelo medo do perigo que o vírus poderá implicar para a nossa saúde, mas pelo medo de infetar outros que possam ser públicos de risco e que possam ter consequências verdadeiramente graves.


Temos pensado muito mais na nossa família, nos nossos vizinhos, na nossa comunidade. E isso é muito inspirador. Esperamos que o nosso espírito se mantenha assim, solidário.


E claro, é magnifico ver como o ser humano faz coisas fantásticas quando quer. Como é brilhante e inteligente. E se assim o somos nesta situação, porque que não podemos colocar o mesmo entusiasmo e energia nos desafios ambientais que temos pela frente?

As alterações climáticas são provavelmente o maior desafio das nossas gerações e todos nós somos chamados a lutar nesta batalha.


O atual modelo Económico já deu provas das suas fragilidades, e em breve vamos uma vez mais comprovar a sua ineficácia. Todos nós temos de fazer o nosso papel, e todos nós temos que nos juntar a esta causa, assim como nos comprometemos na atual situação que vivemos.


Por esta razão, decidimos realizar um workshop, 100% online e gratuito sobre Economia Circular e os seus princípios. Vai ser um workshop composto por 3 aulas, que vão ser lançadas dia 1,2 e 3 de abril, respetivamente.


Cada aula vai ter a duração de sensivelmente de 1h, sendo lançadas às 15h de cada um dos dias. As aulas vão ficar disponíveis online durante 7 dias, para que quem não tenha tido a oportunidade de ver em direto possa assistir. Todos os inscritos vão receber na véspera do início do workshop, o link onde as aulas irão ficar disponíveis.


Estão todos convidados para se juntarem a nós durante estes 3 dias! Acreditamos que juntos somos mais fortes e que juntos podemos criar a melhor versão do FUTURO!🐝🌍


Deixamos aqui o víde sobre o mesmo tema:



Gostaria de saber mais sobre os modelos de negócio que potenciam a transição para a Economia Circular? Junte-se a comunidade BeeCircular e receba gratuitamente o nosso E-book.



________________

Autora: Mariana Pinto e Costa (Cofundadora da BeeCircular)

Contacte-nos: hello@beecircular.org

0 comentário
bottom of page