Daniela Biason Gomes Diana

29 de jul de 20211 min

MudaTuga, a startup portuguesa que quer incentivar à gestão de resíduos orgânicos a partir de casa

Atualizado: 25 de ago de 2021

Cada vez mais a preocupação ambiental e a urgência na mudança de comportamento é uma realidade presente na mente dos portugueses.

Foi a pensar nisso que um grupo de 4 jovens criou o projeto MudaTuga, que pretende lutar contra o desperdício, promovendo a compostagem orgânica doméstica.

A startup criada em 2020 foi uma das vencedoras do Climate Launchpad Portugal 2021, e encontra-se empenhada em desenvolver o primeiro compostor Bokashi português feito totalmente com materiais reciclados e sustentáveis, ideal para ter dentro de casa.

Compostor Bokashi

Atualmente na sua loja online, pode ser encontrado um compostor Bokashi Organko 1.0 para venda.

Para além disso, também é possível adquirir formações online e fazer parte da rede MudaTuga, passando a ter acesso ao mapa colaborativo, grupos de discussão, calendário de eventos e materiais educativos gratuitos sobre a temática.

Segundo Carolina Bianchi, CEO e Co-Founder da MudaTuga, o objetivo da organização é levaram a compostagem para o máximo dos lares portugueses, acabando com o depósito de biorresíduos em aterros sanitários, transformando, desta forma, pessoas comuns em "ninjas das compostagens" e incentivando à transição para a Economia Circular.

"A nossa missão é transformar pessoas comuns em ninjas da compostagem (...). Acreditamos que uma verdadeira transição para a economia circular precisa do envolvimento popular para ter sucesso”. - Carolina Bianchi

Carolina refere ainda que quando se opta por fazer uma compostagem doméstica, a redução do impacto ambiental é enorme, pois este processo é capaz de reduzir milhares de toneladas de carbono lançadas na atmosfera anualmente, contribuindo para a captação de dióxido de carbono (CO2).

_________

Fontes:

https://www.ambientemagazine.com/economiacircular-mudatuga-quer-transformar-pessoas-comuns-em-ninjas-da-compostagem/

https://recicla.pt/pessoas-que-inspiram/compostar-dentro-de-casa/?fbclid=IwAR3WfJwA-iimAVVFacmAJJYNqBnGbSUpgE5pVY5W-x915Y9M1AMBFfOOznE

https://www.mudatuga.com/

1